Tempo de Consolidação

Disciplina, consistência e foco – qualidades que acompanham a trajetória da Minerva Foods nestes 21 anos de existência.

Em 2013 a Minerva S.A. completou 21 anos de atividades focada em cumprir a missão de gerar valor para os acionistas e para a sociedade, por meio de ativos sólidos, empregos estáveis, alimentos de qualidade, clientes satisfeitos mundo afora. Aliando ousadia e prudência, a Minerva enfrenta o desafio de se tornar uma companhia global estudando cada passo no competitivo mercado em que atua, ao mesmo tempo que aprimora a arte de atender a numerosos clientes com demandas diversificadas. São múltiplas tarefas executadas a partir dos três pilares em que se apoia a administração da Companhia: a) disciplina para o cumprimento das metas traçadas; b) consistência na formulação das estratégias; e c) foco no desenvolvimento de negócios rentáveis.

Duas manobras convergentes conferiram eficácia aos processos que pautam as atividades da Companhia. Na forma, aprofundou-se uma reestruturação administrativa que teve entre seus propósitos facilitar a tomada de decisões pelos executivos; no conteúdo, intensificou-se a verticalização dos conceitos para engajar todos os níveis de gestão e produção nas práticas sustentáveis, não só internamente como também na cadeia de fornecedores.

O foco primordial dos negócios, desde sempre apontado para a exportação, tem conduzido a evolução das políticas empresariais da Minerva. Não descuidamos, igualmente, do interesse específico de expansão na América do Sul, região que oferece espaço privilegiado e condições de produção competitivas.

O compromisso com a sustentabilidade promove a crescente aceitação da Minerva como fornecedora de carne bovina e derivados para mais de uma centena de países. Performance de excelência comprovada por certificações internacionais de segurança alimentar que mais uma vez se renovam. Contribui para esse desempenho a simplificação do sistema de rastreabilidade que examina cada compra de gado, monitorando a cadeia de valor para assegurar o cumprimento das práticas sustentáveis que adotamos.

Em razão desse compromisso, multiplicamos também os recursos destinados à aquisição de equipamentos de controle necessários à aplicação de métodos eficientes de gestão ambiental – política que pretendemos intensificar nos próximos anos.

Coroa o aperfeiçoamento dessas práticas a integração da IFC – International Finance Corporation ao grupo de investidores institucionais da Minerva. Reconhecida por seus esforços em investir em projetos que apoiem o desenvolvimento sustentável dos mercados em países emergentes, a presença dessa organização, membro do Banco Mundial, entre nossos principais stakeholders é fonte de estímulo e aprendizado – imprescindíveis para dar seguimento consistente a nossa evolução como companhia global. Esse contato nos compromete cada vez mais, hoje e no futuro, com os preceitos que determinam o uso racional dos recursos naturais combinado com o respeito aos direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida.

São francamente positivas as perspectivas de continuidade desta trajetória. A atividade pecuária se desenvolve favoravelmente – em qualidade, oferta e sustentabilidade – nos três países do Mercosul onde temos unidades industriais. No mercado interno – que respondeu por cerca de um terço das receitas da Minerva no ano – será expandido o atendimento personalizado ao pequeno e médio varejista, com o reforço de uma nova campanha de divulgação da identidade visual junto ao consumidor final; aumentamos também a capacidade de produção de itens de valor agregado, com a nova linha de processamento da Minerva Fine Foods, dirigida ao segmento food services. Procuramos assim prepará-la para a crescente especialização identificada no segmento, que apresenta sinais de grande expansão no curto prazo.

Para melhor usufruir esse cenário, a Minerva seguirá investindo fortemente em programas destinados à qualificação do capital humano, com incentivo permanente à horizontalização da meritocracia – ferramenta essencial para compartilhar de forma justa e equilibrada os benefícios naturais de um desempenho positivo. Ao reconhecer que os colaboradores constituem base fundamental para as conquistas da Minerva, convido o leitor a apreciar, neste Relatório de Sustentabilidade, os resultados de um período que cabe chamar “tempo de consolidação”. (GRI 1.1 – 1.2)

Fernando Galletti de Queiroz
Diretor-presidente Minerva Foods

“Multiplicamos os recursos destinados à aquisição de equipamentos de controle necessários à aplicação de métodos eficientes de gestão ambiental – política que pretendemos intensificar nos próximos anos.”